Você tem um ambiente de trabalho harmônico? Sente que o ambiente ao qual está inserido o estimula para o crescimento? Percebe que as relações suas e das pessoas são positivas e ajudam a você e a organização?
A harmonia do ambiente de trabalho é um fator extremamente importante para o sucesso seu sucesso e também da organização a qual você trabalha. Isso porque, o ambiente saudável, que valoriza a colaboração e o respeito mútuo, faz com que os profissionais se sintam pertencentes, o que garante mais comprometimento, motivação e produtividade
Conflitos no trabalho são até salutares desde que não sejam conflitos que sugam sua energia e o deixam estressado, comprometendo a sua saúde mental. Assédio moral ou qualquer outro tipo de assédio e bullying tem arruinado a carreira de muitas pessoas e tem comprometido resultados de departamentos inteiros. Alguns fatores que geram conflitos no ambiente de trabalho:
•Mudanças na organização, sejam em cargos, setores, lideranças, ambientes ou processos;
•Conflitos entre departamentos;
•Pressão intensa por resultados e metas inalcançáveis;
•Má distribuição de recursos;
•Problemas de comunicação e fofocas;
•Pessoas com personalidade sádicas ou doentias;
•Incoerência entre a cultura organizacional e a gestão cotidiana;
•Lideranças mal preparadas;
•Abuso de poder;
•Interdependência na execução de tarefas
•Etc.
Se você quer realmente ter sucesso na sua carreira, você deve cuidar dos conflitos no trabalho. Se está vivendo um conflito que esteja comprometendo a sua saúde física ou mental é melhor procurar ajuda antes que isso se torne crônico e você nem mais perceba que isso afeta a sua vida. Quando os casos de conflitos tornam-se crônicos, as pessoas ficam “mumificadas.”