O Sebrae aponta que, de cada 100 empresas familiares, somente 30 sobrevivem à segunda geração e apenas 13 chegam à terceira. Embora os impostos, a economia e o custo Brasil sejam fatores que contribuem para essa realidade, o maior causador desse problema são os conflitos familiares. Dinheiro e relacionamento são ingredientes férteis para problemas familiares, mas ainda existe outro fator: as disputas pelo poder. Elas podem ficar latentes durante anos (ou décadas…) e surgir na pior hora. Falamos sobre empresas, mas dinheiro e relacionamento existem em todas as famílias. Disputas pelo poder não são exclusivos de famílias que possuem um negócio, mas podem ocorrer em todas as famílias em um processo de sucessão familiar. Veja 4 causas de conflitos familiares bem comum:
• Não aceitação das lideranças
De repente irmãos se transformam em sócios e não é uma sociedade escolhida: é uma sociedade imposta. Na falta de um líder natural todos podem se achar donos e acabar investindo mais dinheiro para brigar pelo poder. Veja um caso comum: o patriarca centralizador está com 80 anos, tem filhos na faixa de 50 anos e netos entrando na faixa de 30. Quem assumirá o comando? Nessa hora é preciso profissionalizar a relação familiar.
• Rivalidades antigas
As rivalidades entre irmãos às vezes remontam a acontecimentos da infância e podem ser difíceis de resolver. Elas podem ficar escondidas durante décadas e surgir quando os familiares se tornam sócios de uma herança. O problema surge porque eles continuam a se ver como pais, filhos, irmãos e irmãs ao invés de sócios e quando a intimidade cresce, o respeito diminui. Além disso, muitas vezes, os negócios são discutidos em condições inadequadas como um almoço no domingo, em encontros informais ou ainda na presença de pessoas que não deveriam participar das conversas
• Acordos informais antigos
Um pai pede um empréstimo a um dos filhos para financiar o crescimento do seu negócio. Ele empresta. Sem um documento escrito e sem mais a palavra do pai, como explicar para os demais que o pai lhe deve aquela quantia? Como os outros terão certeza? Como continuar confiando?
• Misturar negócios com a família
Alguns carros são da empresa mas são usados por alguns filhos ou mesmo netos. A casa na praia é da empresa, mas um dos filhos mora lá há alguns anos. Outros nunca vão lá. Nunca houve nenhuma doação, mas os filhos abrirão mão do que já consideram de sua propriedade? Negócios e família não devem ser misturados, mas é uma grande causa de conflitos familiares.
Bem, há inúmeros tipos de conflitos familiares que comprometem a vida de uma empresa e também encerram sonhos.